A Europa recebe seu primeiro ETF de Bitcoin spot por meio da empresa Jacobi Asset Management. Compreenda como esse evento se desenrolou e qual é a relevância desse marco no mercado cripto.
Listagem do ETF de Bitcoin
A empresa Jacobi Asset Management, com sede em Londres, listou o primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin spot (à vista) da Europa na Euronext Amsterdam quase dois anos depois de ter sido aprovado pela primeira vez.
O Jacobi FT Wilshere Bitcoin ETF é regulado pela Comissão de Serviços Financeiros de Guernsey (GFSC) e será negociado sob o código “BCOIN”. A custódia do fundo é fornecida pela Fidelity Digital Assets e a corretora Flow Traders opera como criador de mercado, anunciou Jacobi na terça-feira.
A aprovação do fundo pela Jacobi foi dada em outubro de 2021, com planos de listá-lo em 2022. No entanto, a empresa optou por adiar seus planos devido às difíceis condições do mercado de criptomoedas no ano passado.
Importância no mercado
O lançamento do ETF de bitcoin à vista da Europa é um grande passo para a indústria de criptomoedas, pois aumenta a acessibilidade ao mercado de criptomoedas para investidores institucionais e de varejo.
Os preços do Bitcoin e do Ethereum permaneceram pouco alterados na terça-feira, sendo negociados a US$ 29.350 e US$ 1.840, respectivamente. A maior criptomoeda do mundo em valor de mercado lutou para encontrar um impulso direcional nas últimas semanas, sendo negociada em uma faixa extremamente estreita. Um possível catalisador para agitar o mercado seria um ETF de bitcoin à vista.
Embora a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA possa ou não tomar uma decisão em breve, os analistas esperam que um tribunal dê um veredicto no processo da Grayscale contra a SEC sobre seus planos de converter seu fundo de bitcoin (GBTC) para um ETF. Com a maior parte do mercado cripto estável, Hedera Hashgraphs HBAR continua a superar, subindo 12% nas últimas 24 horas.
É possível observar que os gastos do governo nos EUA aumentaram, mantendo o crescimento econômico estável, mas aumentando o custo do serviço da dívida do país nos próximos anos. Os fatores estruturais que afetam a inflação estão mudando com o advento de novas tecnologias, como inteligência artificial generativa (IA), e isso pode anunciar uma nova era de política monetária frouxa. Esta nova era de política monetária pode ser um grande impulso para o mercado de criptomoedas, pois os investidores procuram navegar em algumas das incertezas atuais no cenário macro global.
Acompanhe a Brasil Bitcoin em todas as redes sociais e não perca as atualizações mais relevantes do mercado!