Ter uma vida financeira estável é o objetivo de diversos cidadãos e, para conquistar essa tranquilidade, é extremamente importante organizar seus ganhos para facilitar na hora de suprir alguma necessidade e não acabar com os bolsos vazios. Uma estratégia super atrativa, conhecida como reserva de emergência, permite minimizar preocupações em casos de intercorrências, te mantendo preparado para momentos de aperto.  

O que é uma reserva de emergência?

A reserva de emergência se refere a valores poupados e armazenados para garantir recursos financeiros em casos de crise, como desemprego, problemas familiares, questões de saúde, entre outros.  É uma excelente e necessária estratégia para manter uma vida financeira saudável, uma vez que a pessoa poderá se sentir mais tranquila para enfrentar situações emergenciais. 

Dessa forma, esse conceito financeiro evita que pessoas cheguem ao ponto de recorrer a empréstimos bancários, o que ajudaria a minimizar a crise financeira e reduzir os riscos de não ter recursos para suprir necessidades básicas durante a intercorrência.


Como funciona uma reserva de emergência?

De forma geral, a reserva de emergência é uma prática indicada para todas as pessoas, visto que todos estão sujeitos a situações negativas. Para realizar uma reserva de emergência, é importante manter os valores em lugares que forneçam alta liquidez, uma vez que a pessoa precisará resgatar o dinheiro rapidamente. 

Ao pensar em valores interessantes para reservar, é relevante levar em consideração o contexto em que a pessoa se encontra, o que pode variar de acordo com o quanto ela recebe mensalmente e qual é o estilo de vida que leva. Dessa forma, é possível identificar limites e valores ideais. 

O recomendado por especialistas é que se mantenha reservado o equivalente a 6 meses de despesas essenciais. Dessa maneira, devem ser consideradas todas as principais necessidades, como aluguel, alimentação, contas de água e luz e gastos com saúde. Em casos de profissionais autônomos, a reserva pode se estender a valores equivalentes a até 12 meses.


O que é preciso para realizar uma reserva de emergência?

A princípio, é necessário estabelecer um valor mensal que caiba no bolso para compor sua reserva de emergência. Logo, entender qual é o seu estilo de vida e quais são suas principais despesas é primordial para definir um valor mensal. Nesse caso, faça um levantamento de seu consumo mensal para ter uma noção de qual objetivo deve ser atingido. 

Após isso, é preciso escolher onde você irá reservar o dinheiro, O mais indicado é que se escolha um lugar de baixa volatilidade, que proporciona alta liquidez e que permita um saque rápido, ou seja,  que os valores se mantenham em segurança e que não demandem tempo de espera para resgatá-los.

Dessa forma, é recomendado por especialistas que invista a quantia em ativos que contém as características informadas acima. Sendo interessante alocar em fundos de renda fixa, Tesouro Selic, CDB, entre outros.


Reserva de emergência x Investimento em criptomoedas

Principalmente quando pensamos em investimentos em criptoativos, manter uma vida financeira saudável é fundamental, visto que, antes de investir, precisamos garantir que as despesas essenciais estarão em segurança. 

Criar uma reserva de emergência antes de iniciar um investimento em ativos voláteis é extremamente importante, uma vez que as criptomoedas apresentam riscos de queda e podem ocasionar prejuízos. Vale ressaltar também que o investimento no mercado das criptomoedas demanda estudos e análises de mercado. 


Agora que você já sabe como realizar uma reserva de emergência, iniciar os investimentos em criptoativos se torna algo muito mais confortável e seguro, uma vez que os valores investidos não afetarão as necessidades essenciais. 

Para começar a investir nesse mercado incrível, basta criar sua conta na Brasil Bitcoin e aproveitar todas as oportunidades!

Começar

CNPJ

29.519.837/0001-23

Avenida Roque Petroni Junior, 850 Torre Jaceru, 17º Andar - São Paulo

© 2018 - 2024 Brasil Bitcoin Serviços Digitais LTDA

Termos de uso • Políticas de Privacidade