Após a criação do Bitcoin, outros tipos de criptomoedas começaram a surgir à medida que esse mercado evoluía. Um bom exemplo são as memecoins, que são um tipo de moeda que ganhou muita popularidade devido à grande repercussão nas redes sociais. Acompanhe o artigo para saber mais sobre esses ativos! 

O que são memecoins?

As memecoins, também conhecidas como criptomoedas meme ou moedas meme, são ativos desenvolvidos e inspirados em memes e piadas da internet. Sua fama começou a se expandir após o lançamento da principal criptomoeda desse mercado, a Dogecoin.

Dessa forma, diversas pessoas influentes no meio tecnológico e nas redes sociais se sentiram atraídas e interessadas nesse novo mercado, o que fez com que outras comunidades buscassem esses ativos devido à sua influência na internet.

Qualquer meme ou piada pertencente à internet pode se tornar inspiração na criação de memecoins. Geralmente, essas moedas não são desenvolvidas para suprir alguma necessidade dos usuários, como é o caso de várias criptomoedas consagradas no mercado, mas sim para causar algum impacto ou hype em comunidades das redes sociais. 


Quais são as principais memecoins?

Conheça as principais memecoins do mercado de criptoativos:

Dogecoin

A Dogecoin (DOGE) é uma das criptomoedas pioneiras do mercado das memecoins, uma vez que se tornou a moeda meme mais popular do mercado. Criada em 2013, a DOGE é um ativo inspirado no meme Doge, que se refere a um cachorro da raça Shiba Inu.

A moeda ganhou destaque em 2021, obtendo a atenção de Elon Musk, CEO da SpaceX e Tesla. Após isso, a moeda desencadeou uma movimentação para que outras memecoins surgissem no mercado de criptoativos.

Shiba Inu

Após a popularização da Dogecoin, surgiu a moeda Shiba Inu (SHIB), sua principal rival, que emergiu para desbancar o sucesso da DOGE. Conhecida como o DOGEkiller, a moeda Shiba Inu foi criada em 2021, além de possuir o objetivo de rivalizar com a DOGE, Shiba surgiu com o intuito de fornecer um token totalmente descentralizado, no qual seus usuários pudessem governar seu funcionamento de forma consensual.

Dogelon Mars

A Dogelon Mars (ELON) trata-se de uma memecoin criada em 2021 através da rede Ethereum, onde é feita uma homenagem ao CEO da Tesla, Elon Musk, e à sua vontade de morar em Marte

O ativo foi lançado com o objetivo de se tornar uma moeda intergalática, mas não vemos atualizações referentes a esse processo e seu funcionamento. Mesmo assim, a moeda ganhou uma certo reconhecimento, atingindo seu pico de negociação em outubro de 2021, com o marco de US$1,4 bilhões.


Quais são os riscos envolvendo as memecoins?

Embora as memecoins sejam moedas interessantes quando consideramos o contato com o público e a aproximação de comunidades jovens, elas ainda não apresentam grandes fundamentos pensados para melhorias de sistema, além de não entregar uma base consolidada com grande influência tecnológica, o que pode trazer riscos para o investimento. 

Além disso, as memecoins carregam um funcionamento extremamente volátil e especulativo, passando por altas e baixas em seu preço de forma rápida, o que pode ser perigoso para investidores que não têm tempo para acompanhar as oscilações do mercado. 

Seu preço pode ser influenciado por acontecimentos nas redes sociais, especialmente em casos onde celebridades mencionam a moeda, visto que a popularidade e interesse das memecoins estão muito atrelados à internet. 

Quando uma memecoin começa a conquistar o interesse dos usuários devido a alguma viralização, é possível que diversos investidores começam a comprar o ativo, resultando em um aumento repentino em seu preço.

Entretanto, o contrário também pode ocorrer, uma vez que quando o preço sofre uma queda, os usuários começam a vender suas unidades para tentar evitar possíveis prejuízos, acarretando em uma drástica queda da moeda.

Dessa forma, assim como todos os outros investimentos, mas principalmente no caso das memecoins, é muito importante conhecer o contexto do mercado e entender as características da moeda por meio de seu documento oficial antes de iniciar um investimento. 


Como e onde comprar moedas memes?

Antes de investir em moedas memes, é necessário realizar estudos e prestar atenção da mesma forma, ou até com mais intensidade, em comparação com outras moedas consolidadas do mercado. 

É fundamental procurar nas redes sociais e nas declarações oficiais da moeda para identificar se ela possui algum fundamento real e se não se trata de uma “shitcoin”. 

Além disso, é recomendado que se utilize indicadores e técnicas de análise de mercado para compreender o desempenho atual da moeda. 

Quando consideramos investir em memecoins, precisamos buscar alternativas seguras, como investir em moedas memes listadas em corretoras confiáveis.  A Brasil Bitcoin disponibiliza as principais memecoins do mercado para negociação, como a Dogecoin e Shiba Inu.

Além de fornecer uma infraestrutura altamente intuitiva, com a Brasil Bitcoin, é possível realizar negociações de forma extremamente segura e prática. No entanto, é imprescindível realizar estudos e adquirir conhecimentos sobre o mercado de criptoativos para investir de maneira consciente.


Mantenha-se informado com os melhores conteúdos educativos e as notícias mais recentes do mercado das criptomoedas por meio das redes sociais da Brasil Bitcoin. Aproveite!

Criar conta na Brasil Bitcoin

CNPJ

29.519.837/0001-23

Avenida Roque Petroni Junior, 850 Torre Jaceru, 17º Andar - São Paulo

© 2018 - 2024 Brasil Bitcoin Serviços Digitais LTDA

Termos de uso • Políticas de Privacidade