As criptomoedas possuem uma característica crucial para seu funcionamento: a alta volatilidade de preços, permitindo que sejam utilizadas como forma de investimento devido às chances de valorização. No entanto, você conhece os principais fatores que podem interferir no preço das criptomoedas? Acompanhe o artigo para saber mais.

Volatilidade das criptomoedas

Com a chegada do Bitcoin no mercado financeiro, não existiam referências de criptomoedas e não havia uma compreensão clara de qual seria a aplicação desses ativos além do conceito inicial de se tornarem opções variadas e alternativas ao dinheiro tradicional que conhecemos.

Após uma grande alta no preço do Bitcoin, observou-se que esses ativos podem ser vistos sob diferentes perspectivas, permitindo o surgimento de diversas possibilidades de utilização dentro do universo financeiro.

Devido à sua alta volatilidade e probabilidade de valorização, as criptomoedas são ativos que podem ser utilizados com viés de investimento, uma vez que seus preços podem sofrer alterações, incluindo altas e quedas.

Por serem ativos descentralizados, as criptomoedas não possuem uma entidade central que determina sua emissão e controla seu preço, permitindo a existência de diversidade de preços em diferentes plataformas. Ao contrário das moedas fiduciárias, que passam por cuidados governamentais buscando manter a estabilidade da economia.


Principais fatores que afetam o preço das criptomoedas

Por se tratar de ativos com preços mutáveis, existem diversos fatores que podem interferir e causar mudanças na cotação das criptomoedas, podendo ser causas externas, onde acontecimentos geram alterações, ou até mesmo ocorrências envolvendo o próprio ativo. A seguir, conheça as principais condições que podem afetar a cotação das criptomoedas:

Oferta e procura

A quantidade de unidades em circulação e o volume de investidores buscando o ativo podem influenciar diretamente na cotação da criptomoeda. Dessa forma, conforme a procura de uma determinada moeda aumenta, o seu preço pode subir devido ao alto interesse. 

O mesmo ocorre no sentido contrário, onde, quando a procura pela criptomoeda começa a decair, o seu preço poderá sentir efeitos negativos devido ao desinteresse dos investidores.

No caso do Bitcoin, o seu funcionamento está diretamente alinhado com a lei da oferta e demanda, uma vez que a emissão dessa moeda é limitada, permitindo que a ideia de valorização a longo prazo seja mantida, visto que a procura pelo ativo pode aumentar mesmo que a oferta do ativo seja restrita.

Atualizações do mercado

As novidades do mercado podem influenciar na performance de preço dos criptoativos. A aproximação de pessoas influentes dentro do universo da internet ou no setor financeiro pode resultar em uma grande repercussão, atraindo novos investidores devido à confiabilidade transmitida por eles, sendo positivo para a cotação dos ativos.

O mesmo ocorre em casos de atualizações de questões regulamentadoras. Por se tratar de ativos descentralizados que não são desenvolvidos por entidades governamentais, a regulamentação das criptomoedas é algo muito observado pelos investidores. 

Sendo assim, qualquer atualização envolvendo esse assunto pode gerar movimentos dentro do mercado, podendo ser positivo para aqueles que preferem a segurança proporcionada pelos órgãos regulamentadores, mas também pode ser negativo para aqueles que apreciam a liberdade e autonomia garantidas pelas criptomoedas

Mudanças no cenário macroeconômico 

Alterações nas condições macroeconômicas também podem impactar a cotação dos criptoativos, desempenhando um papel importante na performance de todo o mercado de investimentos. Momentos de crise, fragilidade envolvendo conflitos entre países, atualizações nas taxas de juros e até mesmo a inflação podem influenciar no preço.

Nesses casos, é possível que a procura por ativos alternativos ocorra, onde as pessoas possam optar por criptoativos consolidados como o próprio Bitcoin, permitindo que a demanda aumente e que o preço a acompanhe.

Efeito manada

Dentro do universo dos criptoativos, a especulação é um fator muito presente. Logo, muitas pessoas seguem o sentimento atual do mercado para se guiar e tomar decisões referentes a esses ativos.

Dessa forma, o efeito manada pode ser considerado um fenômeno perigoso nesse ambiente, uma vez que investidores podem não desenvolver uma interpretação ou análise de mercado própria, seguindo a opinião de outras pessoas.

Portanto, caso muitos investidores passem a comentar sobre a alta de algum ativo, pode ocorrer de outras pessoas seguirem a onda, ocasionando um impulsionamento ainda maior em relação ao preço da moeda.

Entretanto, no caso contrário, se muitos investidores começam a vender seus ativos de forma acelerada, existe uma grande possibilidade da moeda perder suas forças, ocasionando uma repentina queda de preço.

Seguindo esse princípio, o mesmo pode ocorrer em casos de movimentações de baleias. O termo “baleias” refere-se aos investidores de criptomoedas que possuem uma grande quantidade de ativos, tendo o poder de realizar notáveis operações dentro do mercado.

Dessa forma, as movimentações de compra e venda das baleias podem ser carregadas de altas quantias, podendo causar um grande impacto na liquidez do mercado, influenciando no preço do ativo.


Agora que você conhece os principais fatores que podem influenciar no preço das criptomoedas, já é possível ter uma ideia de quais contextos devem ser levados em consideração durante seus investimentos. 

Para iniciar sua trajetória no mercado cripto com o pé direito, basta criar sua conta na Brasil Bitcoin e negociar os principais ativos do mercado!

CNPJ

29.519.837/0001-23

Avenida Roque Petroni Junior, 850 Torre Jaceru, 17º Andar - São Paulo

© 2018 - 2024 Brasil Bitcoin Serviços Digitais LTDA

Termos de uso • Políticas de Privacidade