Na última quarta-feira (02), o Banco Central anunciou a redução da taxa Selic, que representa a taxa básica de juros do país. A correção ocorreu da seguinte forma:
Redução da taxa Selic
Após quase três anos, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central tomou a decisão de cortar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, reduzindo-a de 13,75% para 13,25%.
A votação para redução da taxa foi bastante acirrada, com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e os diretores Gabriel Galípolo, Otávio Ribeiro, Ailton de Aquino Santos e Carolina de Assis Barros optando pela redução de 0,5 ponto percentual.
Já Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, Renato Dias de Brito Gomes, Maurício Costa de Moura e Diogo Abry Guillen votaram a favor de uma redução de 0,25 ponto percentual.
Antes dessa diminuição, a última redução havia ocorrido em 2020, durante o auge da pandemia, quando a taxa foi reduzida de 2,5% para 2%, devido à desaceleração da inflação.
Segundo o Copom, a redução de 0,5 ponto percentual foi possível devido ao cenário atual do país, em que se observa um período de deflação.
O que a redução da taxa de juros impacta no mercado?
A taxa Selic trata-se da taxa básica de juros da economia brasileira definida pelo Copom do Banco Central, que tem o objetivo de controlar e estabilizar a inflação do país, além de determinar a taxa de juros em aplicações do mercado financeiro.
O nome Selic é derivado do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que refere-se a um sistema gerenciado pelo Banco Central que estabelece a equivalência da taxa Selic a partir da média das operações de compra e venda de títulos públicos realizados diariamente.
Quando o comitê aumenta a taxa Selic, o objetivo é controlar a inflação, uma vez que o aumento dos juros desestimula o interesse em investimentos e aquisições. Ao contrário do caso da redução da taxa Selic, em que a queda das taxas de juros faz com que o país passe por um estímulo no mercado, incentivando o consumo.
A taxa Selic está totalmente ligada à movimentação do mercado financeiro, visto que é utilizada como referência para determinar os juros aplicados em empréstimos, rendimento de investimentos e financiamentos. Uma vez que essa taxa é reduzida, gera um aceleramento da economia, aumentando as aquisições e investimentos.
Acompanhe a Brasil Bitcoin em todas as redes sociais e não perca as atualizações mais relevantes do mercado!