À medida que os anos passam, ficamos ainda mais encantados com a complexidade por trás do universo das criptomoedas. Por esse motivo, torna-se complicado conhecer todos os conceitos e termos presentes nesse mercado. Um desses conceitos é o halving do Bitcoin, que pode ser considerado um ótimo exemplo e explicação quando somos questionados sobre as regras e funcionamento do Bitcoin.

Em seguida, entenda o que é o halving e sua importância no universo cripto:

Mineração de Bitcoin

Saber como funciona o processo de mineração nos ajuda a compreender como o halving do Bitcoin interfere e impacta nessa moeda. A mineração é um processo de validação de transações e inserção de dados na blockchain realizadas pelos próprios usuários da rede.

Esse processo demanda uma alta força computacional, pois para que as validações aconteçam, é necessário que os usuários procurem a resolução de um problema matemático, que necessita de equipamentos potentes devido ao alto nível de dificuldade.

Para que seja interessante para os usuários validadores, é oferecida uma recompensa após finalização de um bloco. Dessa forma, a mineração permite a emissão de novas unidades de criptomoeda, e com elas, podemos recompensar os mineradores.


O que significa halving?

Halving é um evento que ocorre toda vez que a quantidade de 210.000 blocos minerados é atingida. Com base nos últimos, esse evento acontece a cada quatro anos. Esse acontecimento é de extrema importância para o funcionamento do Bitcoin, visto que a emissão de novas unidades é reduzida pela metade.

Conseguimos prever quando acontecerão os próximos eventos de halving, pois há um protocolo que determina que um bloco deverá ser minerado a cada 10 minutos. Mas esse tempo pode sofrer alterações, principalmente se a mineração se tornar uma prática escassa.

Assim que o Bitcoin foi lançado, a recompensa era de 50 bitcoins por bloco gerado. Quando ocorreu o primeiro halving, em 2012, a recompensa foi reduzida pela metade, caindo para 25 bitcoins. 

Em 2016, a recompensa ajustou-se para 12,5 bitcoins e em 2020, para 6,25 bitcoins. É previsto que o próximo halving aconteça em 2024, onde a recompensa por bloco minerado será de 3,125 bitcoins.

Essa redução também faz com que a recompensa de mineradores seja diminuída e contribui com o fundamento de oferta e demanda que o Bitcoin carrega. A escassez do Bitcoin é uma das características mais marcantes desse ativo, visto que a oferta limitada pode expandir o poder da criptomoeda e, assim, aumentar o seu preço. 

O objetivo do halving é que essa redução aconteça até que a recompensa garantida por mineradores atinja a menor unidade possível de Bitcoin, que seria 1 satoshi. Além disso, o Bitcoin possui um limite máximo de 21 milhões de unidades que poderão ser emitidas e circuladas.

Isso pode ser um pouco assustador ou surpreendente, mas de acordo com cálculos baseados nos eventos passados, o último halving deverá ocorrer em meados de 2140, daqui a mais de um século.


Qual é a importância do halving?

Embora não possamos confirmar que esse processo resulta no aumento de preço do ativo, podemos observar que isso ocorreu nos últimos halvings. Isso permite que os investidores de Bitcoin se programem para possíveis momentos de aumento de preço. Mas vale lembrar que não é possível prever rendimentos das criptomoedas, apenas confiar em análises e relatórios de mercado.

Como mencionado anteriormente, o halving também permite que o Bitcoin se torne um ativo com oferta limitada, aumentando sua característica de escassez. Além disso, resulta em uma moeda ainda mais resistente à inflação, despertando o interesse de entusiastas que optam por adquirir o ativo como forma de investimento a longo prazo e como reserva de valor.

Além do mais, com a redução das recompensas, podemos confirmar que a segurança e proteção da rede se tornam ainda mais concretas, visto que a competição entre os mineradores em busca de remuneração é maximizada, reduzindo os riscos de atos mal intencionados.


Como o halving afeta a mineração?

Como sabemos, a mineração requer um grande poder computacional e, como resultado, um alto gasto de energia. A redução da emissão de novas unidades de Bitcoin acaba diminuindo a recompensa, sendo assim, não é possível garantir que a mineração ainda será uma opção que valha a pena. 

Os mineradores conseguem obter lucros mesmo com os grandes gastos com equipamentos e energia, portanto, a mineração continua sendo procurada.

Com o fim das recompensas vindas de novas unidades emitidas, os mineradores dependerão exclusivamente das taxas de transação. Mas, mesmo após o último halving, ainda será uma prática importante para o funcionamento da moeda e garantia de segurança e proteção.

Consequentemente, o Bitcoin pode se tornar um ativo ainda mais valioso. Com a oferta limitada e todas as unidades em circulação, é muito provável que seu preço passe por uma alta conforme a demanda.


Como vimos neste artigo, o Bitcoin tem um grande potencial para se tornar um ativo cobiçado devido sua influência e valor. Não perca a oportunidade de negociar e investir nessa moeda consolidada, crie sua conta na Brasil Bitcoin e aproveite!

Criar conta na Brasil Bitcoin

CNPJ

29.519.837/0001-23

Avenida Roque Petroni Junior, 850 Torre Jaceru, 17º Andar - São Paulo

© 2018 - 2024 Brasil Bitcoin Serviços Digitais LTDA

Termos de uso • Políticas de Privacidade