As criptomoedas vêm ganhando força à medida que sua popularidade cresce, sendo o Bitcoin a criptomoeda mais conhecida e negociada. Sabendo disso, surge a dúvida de como utilizá-lo como forma de investimento e se é possível usá-lo como reserva de valor.
Para entender esse conceito e descobrir se o Bitcoin se encaixa nos critérios, basta continuar lendo esta matéria!
O que significa reserva de valor?
Reserva de valor é o poder que ativos possuem ao manter sua valorização independentemente do cenário econômico atual. Com o símbolo de segurança, esse método é escolhido por diversos investidores que buscam estabilidade e garantia do poder de compra.
Esse conceito oferece a possibilidade de preservar seu patrimônio mesmo diante de crises econômicas e atualizações políticas, onde geralmente vários ativos que não se enquadram como reserva de valor são atingidos.
Um grande exemplo de elemento utilizado como reserva de valor é o Ouro, sendo historicamente procurado por diversos investidores devido à sua escassez, dificuldade de extração e resistência à desvalorização quando comparado a outros ativos em momentos delicados no setor econômico.
Além do Ouro, há diversos outros exemplos de reversa de valor, como imóveis, obras de arte e moedas, como Dólar e Euro. Tudo depende da capacidade de cada ativo de manter seu valor ao longo dos anos.
Antes de escolher um ativo como opção de reserva de valor, é fundamental pesquisar e entender o momento atual do universo financeiro. Compreenda qual ativo possui maior estabilidade e se está passando por um período positivo, pois nesses casos, o mais recomendado é escolher ativos e bens que ofereçam maior segurança e resistência às intercorrências externas.
Reserva de valor x Reserva de emergência
A reserva de valor é diariamente comparada e confundida com a reserva de emergência, mas elas não representam o mesmo conceito. Como citado anteriormente, reserva de valor é um método de se proteger de crises, escolhendo ativos que transmitem estabilidade e menos volatilidade.
Já a reserva de emergência é um modo de se proteger contra intercorrências internas, como crises familiares, desemprego, perda de bens, e muito mais. É o ato de guardar uma boa quantia para usá-la caso não haja outra renda por um certo período, evitando momentos de desespero. É o ideal para te estabilizar enquanto você procura outros métodos de renda.
Bitcoin como reserva de valor
Como as criptomoedas são consideradas um assunto relativamente novo e moderno, a utilização delas como reserva de valor, principalmente o Bitcoin, ainda é motivo de debate para muitas comunidades. Considerando os ativos comuns utilizados para esse método, o Bitcoin encontra-se no caminho para se tornar um ativo consolidado nesse quesito.
Existem alguns motivos para declarar que as criptomoedas podem ser afetadas em relação ao seu preço, sendo a volatilidade a principal. Como já sabemos, as criptomoedas são ativos altamente voláteis, possuindo rendimento variável e pouco previsível devido ao seu funcionamento.
Apesar de o Bitcoin ser conhecido por sua volatilidade, ele é validado por muitos especialistas como uma das criptomoedas mais estáveis e seguras, sendo recomendado para investimentos.
No que se refere à reserva de valor, o Bitcoin pode ser classificado como uma opção atraente devido à sua escassez. Com um limite máximo de 21 milhões de unidades a serem criadas, o Bitcoin atende a um importante requisito procurado por investidores que buscam um ativo com oferta limitada, portanto, com potencial de valorização.
Além disso, o Bitcoin pode ser uma opção agradável para algumas pessoas que o considera um ativo mais resistente à desvalorização e influência externa, em razão de sua descentralização. Fora sua segurança e privacidade em transações, tornando uma oferta ainda mais atraente.
Como resultado, o Bitcoin sendo uma opção de reserva de valor ainda é debatido por diversos especialistas e investidores, mas não podemos descartar a ideia de que ele é um ativo com imenso potencial para se tornar uma forma de reserva de valor eficaz e moderna ao longo dos anos.
Para ficar por dentro de todos os assuntos importantes do mercado das criptomoedas, basta acompanhar o nosso blog e seguir todas as redes sociais da Brasil Bitcoin!
Além do mais, caso tenha ficado interessado/a em adquirir criptomoedas como forma de investimento ou para incluí-las no seu dia a dia, a Brasil Bitcoin oferece toda a estrutura para isso. Baixe agora mesmo o nosso aplicativo ou acesse nosso site para aproveitar todas as oportunidades!