A prática de investir ainda é algo questionável para muitas pessoas, mas para que isso se torne algo fácil de entender e administrar, já existem diversos indicadores e estratégias para que o investimento possua maior embasamento e faça mais sentido para os investidores. Um exemplo de estratégia é o Dollar Cost Averaging, que é um método de investimento indicado por muitos especialistas e utilizado como referência.
A seguir, entenda como essa estratégia funciona e como aplicá-la em seus investimentos.
O que é Dollar Cost Averaging?
O DCA, ou Dollar Cost Averaging (Custo médio em Dólar, em português), trata-se de uma estratégia de investimento que consiste em aportar um ativo de forma regular, feito de maneira periódica e a longo prazo.
O processo se mantém mesmo em casos de mudanças no preço, ou seja, o investidor não troca de ativo devido a interferências econômicas. Esse tipo de estratégia pode ser aplicado em investimentos de ativos de renda variável, como em criptomoedas.
O método DCA pode ser benéfico por vários motivos, mas principalmente para se esquivar da volatilidade do mercado.
Como o Dollar Cost Averaging funciona?
Ao contrário da prática comum de investir altos valores em um ativo de uma vez só, na estratégia DCA, o investidor parcela esse saldo e investe o valor em períodos diferentes e em quantidades menores.
Essa forma de investimento ajuda a diluir os riscos de perdas ao investir em um ativo volátil, visto que você acompanha as oscilações do ativo, economizando seu dinheiro.
Dessa forma, o investidor consegue investir em maiores quantidades quando o ativo está em baixa e diminuir o investimento quando está em alta, mas sem alterar o saldo fixo para investimento.
À vista disso, o investidor consegue aproveitar todos os momentos e obter um custo médio por unidade inferior em comparação com os investimentos feitos de uma vez só. É uma opção de estratégia de investimento onde o investidor consegue acompanhar o desempenho dos ativos e obter uma experiência construída de forma cautelosa.
Como aplicar o Dollar Cost Averaging em um investimento
Para incluir essa estratégia em seus investimentos, basta seguir as dicas abaixo:
Estabeleça um valor total de investimento
Defina uma quantia de dinheiro que se adequa ao seu momento financeiro, deve se considerar que o valor ficará reservado para ser investido em um só ativo durante um longo período.
Defina o periodo
Estabeleça o intervalo entre um investimento e outro, como mensalmente, trimestralmente ou qualquer outro período desejado. Além disso, defina a data final dos investimentos.
Realize o investimento
Comece a investir no ativo de sua preferência, mas não se esqueça de aplicar somente o valor determinado e aguardar o intervalo escolhido.
Por exemplo, suponha que o investidor reservou R$2.000 mensais para realizar a estratégia DCA. Nesse caso, ele deverá comprar o ativo com esse valor todos os meses, independentemente das alterações em seu preço.
Se o preço do ativo cair, o investidor poderá comprar mais unidades do ativo com a mesma quantia. Isso pode ser um fator benéfico caso o ativo passe por um momento de alta no futuro.
Dessa forma, o investidor consegue minimizar os riscos de altas e baixas do mercado. Vale ressaltar que essa é apenas uma estratégia de investimento e, como lidamos com ativos voláteis, o retorno positivo é incerto. Mesmo assim, o DCA é um ótimo método de investimento pensado a longo prazo.
Vale a pena inserir o DCA nos investimentos?
O DCA é uma ótima opção para investidores que não possuem muito tempo disponível para acompanhar as oscilações de preço do ativo. Como os aportes são realizados de forma regular, mesmo se houver alterações, a obrigação de acompanhar o preço é descartada.
Fora isso, essa estratégia incentiva os investidores a terem disciplina ao investir e buscar conhecimento sobre o mercado financeiro. Por ser um processo a longo prazo, o investidor terá um maior contato com o ativo e, assim, compreenderá melhor como o universo de investimento funciona.
Ao diluir os investimentos em um determinado período, os impactos da volatilidade dos ativos são minimizados. Além do mais, como os aportes possuem datas determinadas para serem executados, o investidor pode transformar o processo em algo totalmente automatizado. Basta programar uma negociação automática na plataforma em que geralmente realiza os investimentos, dessa forma, não haverá esquecimentos e preocupações com a execução dos aportes.
Por último, vale destacar que esse é um método que proporciona maior tranquilidade aos investidores, visto que não é necessário tomar grandes decisões em relação aos investimentos devido às flutuações do mercado.
Espero que tenha gostado das dicas! Como mencionado anteriormente, o DCA é uma ótima opção para investidores que não têm tempo livre para verificar constantemente a oscilação dos ativos, além de mitigar o impacto da volatilidade encontrada nesse tipo de investimento.
Caso você tenha se interessado em aplicar essa estratégia em seus investimentos em criptomoedas, a Brasil Bitcoin oferece uma estrutura completa para isso. Aproveite e impulsione sua vida financeira!